domingo, 13 de março de 2011

Falling in love... (again?)

Gosto cada vez mais de Bucareste... grande cidade meus meninos... Metrópole europeia salpicada de momentos de ciganice, polvilhada com um trago de transito caótico mas funcional e com uma pitada de gente de olhos bonitos e expressões amenamente frias. Um panelão de diversidade...
Vir a Bucareste ao fim de semana é como vir à tona da água para respirar das profundezas de um mar de dias de semana de trabalho. Domingo à noite… encher os pulmões da alma da mente… que ganhou espaço e liberdade para se aventurar pelas tais milhares de coisas pelas quais (também) me interesso extra-trabalho, extra-obra.
Bucareste é uma cidade como tantas outras coisas na vida… primeiro estranha-se, depois entranha-se. Como me dizia um caro amigo, aos poucos e poucos vamos percebendo como se desenvolvem as suas formas à imagem da mulher. Vendo a cidade como se de uma mulher se tratasse… vamos reparando no decote mais atrevido num dia, noutro nas pernas torneadas pela saia mais curta, noutro ainda nos volumes escondidos revelados por umas calças mais justas… O metro, os parques, as feiras, os pedintes, os ciganos, os estudantes, os alternativos, os skaters, os dreads, os fashions, os edifícios com grandes publicidades ofuscados por um pôr-do-sol laranja como a fruta, os canais espelhando as mesmas cores da vitamina C.
Para além desta magia inata, a minha segunda casa ajuda-me a inspirar ainda mais fundo. Durmo bem neste refúgio, vulgo Moulin Rouge pelas suas características menos comuns. Desta vez não são paredes rosas, mas sim iluminações e decorações vermelhas. Sinto-me confortável e sou recebido com tamanha hospitalidade que imagino não ser vulgar nos tempos que hoje correm…
Assim, entrego-me à paixão que se vai desenvolvendo a pouco e pouco (ou talvez a muito e muito). Mas é oficial, estou apaixonado por esta menina. Mãe qualquer dia apresento-ta ;)

Até breve, multumesc!

Um comentário:

  1. Dei por mim por mim a reler o meu blog, que me re-encaminhou para este "rabisco" maravilhoso! As cidades mulheres, utópicas, sujas frias. fascinantes. Está decidido: Vou voltar a escrever/publicar... Só não sei se continuo no zé dos plásticos ou se parto para outra! Confesso que tenho estado ausente destes "esquiços", mas vejo que continuas com o dom da palavra... Faz-nos um favos a todos e continua a escrever! Um grande abraço! nota: Já tenho o teu numero romeno, um dia destes o sobrinha liga-te assim por acaso! Renato Costa

    ResponderExcluir