sábado, 16 de abril de 2011

Saudades, the meaning...

Já o comentei com algumas pessoas mas precisava escrevê-lo!
O músico brasileiro Gabriel o pensador escreveu que "a palavra Saudade só existe em português" e pensava eu que, sendo Português, tinha o privilégio de a perceber e sentir como mais ninguém. Estava errado. A verdade é que, e sorte a minha, nunca me tinha apercebido do seu verdadeiro significado. Pensar nas pessoas, recordar histórias e lugares é normal quando se está longe mas sentir saudades, daquelas profundas que nos fazem sentir vivos e emocionados ao som de uma música ou ao olhar de uma imagem, de um símbolo... só mesmo quem realmente já as sentiu sabe do que falo. Conclui que nunca tinha tido saudades verdadeiras até então, talvez alguns momentos de nostalgia, mas toda a gente sabe que nostalgia não é o mesmo que saudades. Não todos. Talvez apenas os que falam e entendem a nossa língua e mesmo esses...
Mas este texto é escrito numa manhã solitária e aconchegante na serenidade do meu abrigo em Constança e é motivado por um caprichado pequeno almoço a ver o telejornal da rtp na net. Apesar de todos os problemas que assolam o nosso país, dou por mim num ataque de saudades ao ouvir notícias positivas, que outrora passar-me-iam despercebidas, mas que no contexto em que vivo me fazem sorrir e começar bem o dia numa remota cidade da Europa do Leste.
As quintas vinhateiras do Douro assediadas por estrangeiros e as espantosas imagens de um dos mais bonitos rios do mundo - O Douro. Ana Moura, reconhecida fadista nacional a ver o seu trabalho ser valorizado por terras Germânicas, convidada para gravações com uma banda de Jazz e finalmente, ouvir, ver e sentir o Majestic, no Porto, ser reconhecido como o 6º café mais bonito do mundo e ouvir o seu proprietário falar com o seu sotaque orgulhosamente tripeiro!



Diga quem disser, digam o que disserem, FMIs ou portugueses rabujentos no café, bom ou mau, a verdade é que tenho saudades de estar aí!
Reconhecer o real significado da saudade, palavra talismã do fado, faz-me perceber que sou um português ferrenho e orgulhoso do meu país, que considero único no mundo. Sorte a minha ter nascido numa cidade de tamanha beleza e pessoas hospitaleiras.
Sou Português com muito orgulho!

Até breve, multumesc!

Nenhum comentário:

Postar um comentário